top of page
  • Foto do escritorCamila Carmona

Hábitos de Limpeza e Prevenção de Doenças

Hábitos de higiene pessoal e em geral na comunidade, podem aumentar a longevidade do ser humano.


Para ter uma vida saudável é necessário, dentre outras medidas, manter bons hábitos de higiene. A oferta de água potável e o saneamento básico são imprescindíveis para a saúde da população, além da educação para a manutenção de hábitos saudáveis de limpeza e higiene.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, divulgada em primeira-mão pela GALILEU, sete em cada dez brasileiros (66%) mudaram seus hábitos de higiene desde que casos de coronavírus foram confirmados no país. Apesar da orientação pública de lavar as mãos com água e sabão, o estudo mostra que pessoas ainda preferem utilizar álcool em gel.




Além disso, quase metade da população (47%) declara que está tomando medidas de prevenção como se alimentar com mais frutas e verduras (52%) e tomar vitamina C (44%). Porém, apesar de benéficas para a saúde, essas medidas não são eficazes contra o vírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a melhor maneira de se proteger é respeitando regras básicas de higiene — e o isolamento, em caso de sintomas.




HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL E COLETIVA




O fator cultural e climático do Brasil e o avanço tecnológico, facilitaram a higienização da população. Mas diversas doenças ainda hoje poderiam ser evitadas se alguns hábitos fossem incorporados a nossa rotina.


É importante que esses costumes estejam presentes em nossa vida, desde a infância. Confira algumas ações que fazem toda a diferença no nosso dia a dia:




-Lavar frequentemente as mãos e unhas


-Tomar banho diariamente


-Escovar os dentes após cada refeição




Cuidado com os alimentos antes de consumi-los


Frutas, legumes e verduras devem sempre ser muito bem higienizados. Esses alimentos costumam ter organismos e pesticidas que podem ser prejudiciais à saúde. Usar escovas e buchinhas, deixar de molho em solução com água e um pouco de água sanitária, são dicas importantes que podem ser utilizadas para combater as bactérias. Os alimentos orgânicos não estão livres de elementos nocivos e devem ser higienizados.




Limpeza do ambiente de trabalho


É importante que os hábitos de higiene sejam compartilhados por todos os colegas de trabalho, para evitar a transmissão de doenças. Mantenha mesa e objetos que utiliza, sempre bem higienizados.


A higiene é uma das melhores formas de estimular as defesas do nosso organismo para combater doenças. Incluir hábitos na rotina, por mais simples que sejam, são importantes para prevenir problemas e aumentar a qualidade de vida.




Limpeza e desinfecção de aparelhos eletrônicos


Em casa ou no trabalho utilizamos, a todo momento, aparelhos eletrônicos. Para desinfetar celulares, controle remoto, notebooks, teclados de computador e qualquer outro aparelho eletrônico, borrifar álcool isopropílico em um lenço de papel e só depois passar no aparelho. O álcool isopropílico pode ser encontrado em lojas de aparelhos eletrônicos. Outros tipos de álcool contêm água que prejudica esses aparelhos.



Rotina de limpeza


E atenção, todas essas precauções só valem para quando se chega da rua. Caso não esteja saindo, não tem motivo para ficar passando álcool em tudo e em todo momento. Limpar a casa uma vez ao dia já é o suficiente. Tirar o pó dos móveis, varrer o chão e utilizar um pano úmido utilizando um desinfetante comum ou água sanitária, respeitando as instruções de diluição presentes na embalagem, já deixa a casa limpa e desinfetada.



Deixe o sol entrar


Outro fator importante para a saúde do ambiente é deixar as janelas abertas para favorecer a circulação e renovação do ar. Sempre que possível, deixar o sol entrar para aproveitar seu calor e sua iluminação natural que traz frescor, bem-estar e esperança de tempos mais leves.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page