top of page
  • Foto do escritorCamila Carmona

Você sabe como a Reeducação Postural Global pode te ajudar?

Atualizado: 7 de set. de 2022

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método da fisioterapia manual criado a mais de 30 anos por um fisioterapeuta francês chamado Philippe Souchard, que trata dos desequilíbrios corporais levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada corpo reage de maneira diferente às agressões sofridas durante as fases da vida.



Muito procurada e eficaz para tratar os sistemas muscular, sensitivo e esquelético de forma global e seu objetivo é tratar de forma individualizada as cadeias musculares encurtadas que favorecem o aparecimento dos desequilíbrios posturais.




A RPG possui uma série de exercícios em posturas variadas com o objetivo de aliviar os diversos tipos de dor, melhorar o alongamento muscular, diminuir as retrações teciduais e conscientizar os pacientes para que tenham uma boa postura, tornando-se assim o principal método para tratamento dos desvios da postura.


Benefícios:


• Melhora o padrão Respiratório; • Aumenta a flexibilidade; • Melhora a força muscular tônica;; • Estimula a consciência corporal; • Realinha o corpo.




Maiores Indicações: • Dores na Coluna provocadas por alguma alteração na coluna;; • Escolioses; • Hipercifoses e Hiperlordoses; • Dores Ciáticas; • Pés planos e cavos; • Joelhos Valgos (em “X”) ou Varos (afastados); • Problemas Respiratórios: Asma e Bronquite.




Como é o tratamento com RPG




Numa sessão de RPG o fisioterapeuta irá indicar qual será a posição que a pessoa deverá ficar parada durante, pelo menos, 10 minutos.




Nessa postura, pode ser necessário fazer pequenos ajustes como adequar a respiração e o pacientes se mantém na posição indicada.




Como forma de progressão, o fisioterapeuta poderá estimular ainda mais, solicitando uma contração muscular de alguns músculos contra a resistência da mão do fisioterapeuta ou mesmo uma faixa elástica, o que dificulta a permanência da postura, tornando a técnica mais desafiante e com maiores resultados.




Por vezes, durante uma sessão de RPG ainda são realizados outros exercícios que sejam indicados para o tratamento das dores ou lesões que a pessoa apresente, além de manipulações e terapia miofascial, e é por isso que esta é uma técnica que só pode ser realizada pelos fisioterapeutas.




Exercícios de RPG




Existem 8 exercícios de reeducação postural global, que na verdade são posturas em que a pessoa precisa ficar parado durante alguns minutos, sendo importantes que sejam realizados com a orientação e auxílio do fisioterapeuta.




Os principais exercícios de RPG são:


  1. Rã no chão com braços abertos

  2. Rã no chão com braços fechados

  3. Rã no ar com braços abertos

  4. Rã no ar com braços fechados,

  5. Em pé contra a parede,

  6. Em pé no centro,

  7. Sentado com inclinação anterior

  8. Em pé com inclinação anterior

Durante a realização destes exercícios o fisioterapeuta geralmente pede para que a pessoa contraia o abdominal e mantenha as costas coladas na maca, mas sem elevar as costelas. Além disso, são feitos estímulos que levam a pessoa a ter que manter a postura do RPG durante alguns minutos, sem perder a força em manter os ombros apoiados na maca e os pés bem unidos, por exemplo.




O tempo de tratamento varia de uma pessoa para outra, mas após 3 ou 4 sessões é possível observar se o tratamento está sendo benéfico ou não.




A escoliose é um item de grande trabalho com exercicios específicos e nem sempre somente a RPG poderá atuar nessa alteração.



A hipercifose, entre outras alterações, como ombros para frente (profusos), podem ser corrigidas mais rapidamente, e a duração do tratamento depende do comprometimento e engajamento do tratamento entre paciente x profissional.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page