top of page
  • Foto do escritorCamila Carmona

Os Benefícios da Fisioterapia

No geral, as pessoas pensam na fisioterapia quando realmente precisam, mas os benefícios da fisioterapia são visíveis não somente em um tratamento de lesões e de doenças. É possível perceber o impacto positivo em todo o corpo, nas ações do dia a dia e ainda em seu comportamento físico e espiritual. A fisioterapia pode fazer parte da sua rotina de cuidados com a saúde. Vamos falar um pouco sobre alguns dos seus benefícios.

Você sabe o que é fisioterapia? Segundo a Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT), a "Fisioterapia é um serviço prestado por fisioterapeutas a indivíduos e populações para desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional durante toda a vida útil. O serviço é prestado em circunstâncias em que movimento e função estão ameaçados pelo envelhecimento, lesão, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais e com o entendimento de que o movimento funcional é central para o que significa ser saudável. A Fisioterapia envolve a interação entre o fisioterapeuta, pacientes/ clientes, outros profissionais de saúde, famílias, prestadores de cuidados e comunidades; num processo em que o potencial de movimento é examinado/ avaliado e as metas são acordadas, usando conhecimentos e habilidades exclusivas dos fisioterapeutas. Com efeito, os fisioterapeutas estão preocupados em identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas esferas de promoção, prevenção, tratamento/ intervenção, habilitação e reabilitação. Essas esferas abrangem o bem-estar físico, psicológico, emocional e social. Faz parte das competências dos fisioterapeutas o seguinte:


  • realizar um exame/ avaliação abrangente do paciente/ cliente ou das necessidades de um grupo de clientes

  • avaliar as descobertas do exame/ avaliação para fazer julgamentos clínicos sobre pacientes/ clientes

  • formular um diagnóstico, prognóstico e plano

  • fornecer consultoria dentro de seus conhecimentos e determinar quando os pacientes/ clientes precisam ser encaminhados para outro profissional

  • implementar um programa de intervenção/ tratamento de Fisioterapia

  • determinar os resultados de quaisquer intervenções/ tratamentos

  • fazer recomendações para autogestão"

Áreas de atuação do Fisioterapeuta De acordo com a Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT), o "fisioterapeuta, para além dos conhecimentos e competências base que a Licenciatura lhe confere, pode realizar formação avançada para adquirir conhecimentos e competências próprias e especializadas para prestar cuidados junto de populações específicas:


  • Cardiorrespiratória

  • Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos

  • Cuidados de Saúde Hospitalar

  • Cuidados de Saúde Primários

  • Dermatofuncional

  • Desporto

  • Envelhecimento

  • Fisioterapia Aquática

  • Fisioterapia na Saúde dos Animais

  • Músculo-Esquelética

  • Neurologia

  • Pediatria

  • Pessoas com Amputação

  • Saúde da Mulher

  • Saúde Mental"

  • RPG: Reeducação Postural Global;

  • Cinesioterapia;

  • Eletrotermofototerapia;

  • Mecanoterapia;

  • Crochetagem;

  • Liberação miofascial.

Porque procurar um fisioterapeuta? Existem vários motivos para que você procure uma clínica ou um spa que tenha um fisioterapeuta especializado. Isso porque os benefícios e as vantagens do tratamento são meganotáveis, principalmente quando o processo é introduzido em sua rotina. https://viva.rituaali.com.br/bem-estar/entenda-os-beneficios-da-fisioterapia-para-a-sua-saude/ Alguns deles são:


1. Melhoria de postura Sabemos que, com a correria diária, é comum não se preocupar com a postura, não é verdade? No entanto, ter uma simetria corporal é fundamental para evitar dor lombar, incômodo na região central da coluna e problemas mais sérios no futuro, como a lordose cervical. Assim, introduzir a fisioterapia em sua rotina é uma maneira de restabelecer a sua postura, melhorar os hábitos posturais e, consequentemente, a sua qualidade de vida.


2. Diminuição de dores Você já deve ter sentido alguma incômoda dor em seu corpo, certo? Isso acontece porque é comum que se tenha lesões. Esses problemas ocorrem por vários motivos, seja devido à prática de atividades físicas ou esportes (também chamada de lesão desportiva) ou por causa de algum esforço físico (como carregamento de peso), mau hábito postural, utilização constante de meios tecnológicos (o que pode causar a má postura) ou qualquer incidente, como uma contusão. Lesões como essas são conhecidas como derivadas. Contra isso, um profissional está altamente capacitado para efetuar essa reabilitação física e funcional, diminuindo de maneira significativa as dores, mesmo que musculares.


3. Prevenção de possíveis lesões Quando o tratamento de uma determinada lesão acaba, é elementar continuar com um acompanhamento e um processo cuidadoso, de preferência com a própria fisioterapia. Isso é importante para que o problema não volte a aparecer e, muito menos, se torne pior, mais demorado e mais doloroso no futuro. A prevenção de outras possíveis lesões também acontece porque, com o processo, o seu corpo e a sua musculatura vão se fortalecer e se manter mais equilibrados, sofrendo menos impacto quando houver alguma situação que possa causar algum problema físico.


4. Tratamento e prevenção de doenças crônicas A fisioterapia tem um grande aspecto funcional. Na área cardiopulmonar, com exercícios técnicos e específicos e com a manutenção da saúde, é possível tratar e prevenir os fatores de risco e as doenças crônicas, como obesidade, pneumonia, hipertensão, diabetes e até mesmo o câncer. Tudo isso porque, com o tratamento, é possível causar um impacto positivo em todo o corpo e na mente dos pacientes.


5. Auxílio para um treino físico adequado Se você busca praticar um exercício físico equilibrado, é interessante que você procure um fisioterapeuta. Dessa forma, será possível realizar uma prática correta, sensata e adequada das atividades, sem forçar exageradamente musculatura alguma. Assim, você vai evitar danos que poderiam ser irreversíveis durante toda a sua vida. Não se esqueça de que os exercícios são superbenéficos para a saúde, tanto física quanto emocional. Contudo, a sua prática deve ser supervisionada, moderada e estável.


6. Controle da insônia A insônia, caracterizada pela dificuldade de adormecer, pode ser causada por vários motivos, entre eles, o bruxismo, os problemas na respiração, a má simetria corporal e também a síndrome das pernas inquietas. Hoje em dia, existem processos fisioterapêuticos capazes de tratar esses problemas e assegurar uma qualidade de sono, pois eles são capazes de agir em todo o corpo, mente e organismo.


7. Melhoria de doenças respiratórias Com a ajuda da fisioterapia respiratória, que otimiza o transporte do oxigênio, é possível que alguns problemas de respiração melhorem ou sejam tratados. Entre eles, pode-se destacar a asma e a bronquite.


8. Auxílio na diminuição de problemas urinários Atualmente, os problemas urinários, como a incontinência, atacam mulheres e homens em vários momentos. Entretanto, o tratamento pode ser bem mais simples do que se imagina, especificamente se for feito por meio da fisioterapia uroginecológica. Esse tipo de fisioterapia é responsável por tratar vários tipos de distúrbios perineais.


9. Fortalecimento da autoestima Uma pessoa que introduz a fisioterapia em sua rotina tem mais saúde, disposição, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Tudo isso gera uma maior autoestima, pois a qualidade de vida aumenta, e muito! Além disso, é notória a sensação de se sentir mais feliz, jovial, seguro e menos estressado, pois o corpo e também a mente tendem a ficar fortalecidos. Ainda é válido mencionar que todo o processo é um ótimo aliado para a saúde de qualquer pessoa: homens, mulheres, crianças, idosos, gestantes, portadores de alguma deficiência, pessoas que passaram por traumas, sejam eles emocionais ou físicos, portadores de distúrbios respiratórios, cardíacos e neurológicos e pacientes acidentados

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page