Conceitualmente, condromalácia patelar significa um amolecimento da cartilagem que reveste a patela.
Geralmente começa com um vago desconforto na parte interna do joelho, agravado pela atividade (correr, pular, subir ou descer degraus) ou por estar sentado prolongadamente com os joelhos em posição moderadamente dobrada (a chamada “dor do cinema”).
Com a progressão da doença, o joelho pode começar a inchar, levando à perda de força muscular do quadríceps (anterior da coxa). Quando isso ocorre, são comuns queixas de que o joelho está falseando, ou saindo do lugar, muitos estalos e o que chamamos de crepitação, popularmente conhecido como rangir.
A principal queixa do paciente com condromalácia patelar é a dor na parte da frente do joelho. Eventualmente, pode sentir uma crepitação, ou rangido, que podem ser descritos como uma sensação de que se tem areia dentro do joelho. A dor costuma piorar nas seguintes situações:
Com a hiperflexão (agachamento);
Ao subir ou descer escadas (geralmente, a dor é pior para descer do que para subir);
Com o uso prolongado de calçados de salto alto;
Durante atividades esportivas de impacto, como corrida ou futebol;
Após longos períodos em posição sentada, que alivia ao se levantar e esticar o joelho por alguns minutos.
Tratamento
O Diagnóstico assertivo, sempre virá em primeiro plano, para elaborar o plano de tratamento adequado de acordo com a evolução da doença.
Primeiramente, melhorar o quadro agudo de dor, com medicações analgésicas e anti-inflamatórias específicas, prescritas pelo médico ortopedista.
Com a evolução positiva do quadro, é possível prescrever ao paciente sessões de fisioterapia, específicas para melhora da força e propriocepção. Isso porque com o tratamento fisioterápico, haverá fortalecimento da musculatura que sustenta o joelho e melhora da postura.
O tratamento da condromalácia patelar é, em sua grande maioria, não-cirúrgico, mas isso depende muito da evolução do caso.
A fisioterapia com fortalecimento muscular, melhora da postura e alívio da carga direta no joelho melhora grande parte dos casos de condromalácia patelar. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia.
o médico também pode solicitar a Infiltração de ácido hialurônico, como uma alternativa viável para redução da inflamação local e redução da morte cartilaginosa. É indicada para casos mais graves em que a pessoa necessita/quer retornar mais rápido à prática esportiva.
Comments